Entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) prestou apoio aéreo para a Operação “Muiraquitã II”, a fim de combater garimpos ilegais nas terras indígenas Kayapó, em Cumaru do Norte (PA), e contra crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.
Na ocasião, diversos garimpos clandestinos foram desativados, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal.
A ação interagências foi planejada pela Polícia Federal e contou com a participação de militares das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, além de membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Fundação Nacional do Índio, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.
A Operação “Muiraquitã II” visa à proteção de povos indígenas mais vulneráveis, a partir da identificação das terras indígenas submetidas a maior atuação de invasores, no Território Nacional.
Desativação de garimpos clandestinos